FMF – A Estreia de Fani

Heeeyyyy Fooolks!! No post balancete eu fiz 5 indicações do que li e gostei em 2010 e resolvi encerrar o ano com a resenha do livro FMF – A Estreia de Fani, da autora Paula Pimenta. A Carol Christo fala que a Paula tem alma de princesa e ainda acredita que ela não é gente e sim uma personagem de conto de fada, eu concordo totalmente com a Carol. Agora vamos a resenha e depois me fale se ela tem ou não tem a alma de princesa…😉

Sinopse: Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.

“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

Editora: Gutenberg
ISBN: 9788589239844
Páginas: 336

O livro conta a história Estefânia Castelino Belluz, opa!, já havia esquecido ela acha esse nome esquisito, e se você ousar chamá-la por Estefânia ela finge que não é com ela, afinal já deixou bem claro que o seu nome é Fani.

Fani é uma adolescente de 16 anos, possui amigos, é apaixonada pelo seu professor de biologia (ah vem dizer que você nunca se apaixonou pelo professor??), é dramática, tímida, não é baladeira para o padrão dos adolescentes, e se você não acredita que ela gosta de ficar em casa, então comece a acreditar, pois é exatamente isso que ela gosta de fazer: ficar em casa e assistir um bom filme, algo que por sinal é sua paixão. Ela anota e classifica cada filme que assiste com estrelinhas, e os filmes que recebem cinco estrelinhas são os privilegiados, pois ela faz questão de tê-los na sua estante. Estante essa que já tem um aviso que não empresta, não da e não vende, mas que você pode se sentir a vontade de assistir com ela.

No fantástico mundo da Fani o que acontece na vida real é sempre comparado ou associado a uma cena de filme. Os dramas juvenis e as amigas inseparáveis que apóia, aconselha, os amores e não amores, a relação com os seus irmãos é de total sintonia entre eles – existe um elo, com o seu pai ela é a princesinha dele -, a questão maior é com a sua mãe totalmente exagerada e ligada a ostentar os filhos enquanto sonha que a filha faça o curso de direito a Fani espalha aos quatro ventos que será uma cineasta e, em uma das suas de querer “aparecer”, ela inventa um intercâmbio para a filha fazer, idéia essa que a Fani adora, mas só para não da o braço a torcer finge que não gostou muito da idéia.

Durante todo o livro você vai acompanhar a Fani nas suas aventuras e dúvidas, descobrir que o professor é casado e com isso o seu mundo cair e no final perceber que não gostava realmente dele; enumerar todos os nomes dos garotos pelo qual foi apaixonada para ver se tinha algo que mostrava que estava apaixonada pelo garoto especial, mas nenhum deles se parecia com o garoto, mas do que adiantava ter certeza que estava apaixonada por ele sendo que ele agora namorava?!? Provavelmente nem gostava mais dela, já que estava namorando, – era o pensamento da Fani -, mas é claro que a vida ou destino tinha que pagar uma peça descobrir que ta apaixonada pelo menino mais fofo quando ele está namorando e depois quando ele termina o namoro vem as provas de recuperação e a data próxima do intercâmbio para Inglaterra, mas como num bom filme tudo parece se encaminhar nos últimos segundos do segundo tempo e assim que ele termina, deixando você ansiosa pelas próximas aventuras de Fani.

Esse livro foi uma das surpresas mais fowfa de 2010, a Paula Pimenta escreve de maneira brilhante, eu sofri com a Fani, ri, fiquei angustiada, aflita, tudo o que você possa imaginar, relembrei do meu tempo de colégio, com as conversas de MSN, e-mails, bilhetinhos e telefonemas, gente a lista de DVD’s da Fani e uma graça e se você se identificou com algum ou alguns dos filmes citados se prepare além de nos contemplar com diálogos maravilhosos no início de cada capítulo tem uma citação de um dos filmes de amorzinho da Fani, e para você ver que a Paula Pimenta é uma princesa além de nos contemplar com trechos dos filmes, em dois momentos seremos embalados por trilha sonora e essa trilha você pode conferir bem aqui. Simplesmente AMEI esse livro e sim ele foi a surpresa literária mais fowfa de 2010.

Trechinhos para deixar vocês curiosos.. \o/

Obrigada, horário de verão! Prometo que nunca mais reclamo da sua existência! Já a Natália deve estar chorando até agora… no momento em que a gente estava saindo do bar, cruzamos com a Manuela, que estava chegando naquele minuto! É, acho que em vez dela desperdiçar a lábia comigo, deveria desenvolver uma tática para amansar o pai. A Cinderela já saiu de moda há muito tempo…” Pág 19

“Carta não tinha, mas lá estava a minha revista Caprichosa! Quando eu tinha 13 anos, eu pedi pro meu pai a assinatura da Caprichosa, de Natal. Acho que estou meio velha pra ler essa revista agora, fico meio com vergonha, mas no fundo eu gosto, continuo lendo todos os meses e não tenho coragem de cancelar a assinatura…” Pág 171

Opaaa já ia me esquecendo teremos sorteio de marcadores autografados pela Paula Pimenta para quem comentar nas resenhas de FMF!!!

 


Posted on December 30, 2010, in bookland and tagged , , , , . Bookmark the permalink. 16 Comments.

  1. Aêêê! Vou ver se acho o ebook desse livro. Ele é bem MegCabotFeelings. Relaxar e divertir mesmo😀

  2. Adorei!

    Bem, eu nunca li nenhum FMF da Paula, mas tenho vontade
    e toda vez que leio uma resenha super empolgante me dá mais vontade ainda,

    tá na minha lista de pendências, só me falta tempo.

    Parabéns pela resenha🙂

    bj!

  3. Eu to muito louca pr ler esse livro, todas as resenhas me deixam ainda mais curiosa.
    Adorei a resenha.
    Bgs

  4. POXA NÃO LI MAIS SÓ DE LER A SINOPSE,ME APAIXONEI E QUERO MUITO

  5. Definitivamente um dos melhores livros que li!!! Só li o primeiro mas estou loucaaaaaa pelas continuações!! Quero comprar em breve e devorar!!

    Livro maravilhoso!!

    Super super super recomendo!!!!!!!

    Qualquer um consegue se identificar com a história!! Eu fui uma delas!!!

    @desapd

  6. Este livro deve ser show!
    Pela resenha, me identifiquei com diversos fatos que aconteceram na minha adolescência, inclusive o intercâmbio.
    Com certeza entrará na minha listinha para leitura em 2011.
    Apesar de eu já ter passado da idade…rsrsrs….deve ser muito bacana.

  7. Grazi vou matar vc.
    (e se o Pablo mi matar a culpa é sua)
    Estou no site da saraiva procurando pra fazer a compra.
    kkkk

  8. Acabei de me identificar totalmente com a personagem kkkkk
    Com certeza vou ler! *-*

  9. Tô louca pra ler esse *–*

  10. Olha, eu só vejo elogios aos livros da Paula Pimenta, e muito bons elogios por isso estou super curiosa pra ler! Chick lit nacional é novidade, né? *-*

    Beijos
    @claudinhaxinha

  11. Já li todos os livros e ameeeeei!
    @nathaliaduarte

  12. Gente, to louca pra ler esse livro! Li o primeiro capítulo e adorei mesmo🙂

  13. Já li todos os livros e AMEI!
    A história da Fani é encantadora e a própria Paula Pimenta tbm, super fofa e atenciosa, hihi
    Beijo

  14. Olá,

    Ainda não li nenhum livro dela, mas todos estão indicando.
    O hotsite é uma graça, assim como todo o material gráfico da série. Hmmm, acho que vou ler, sim!
    bjs
    @thaorteg

  15. Muuuito bom FMF 1! =) ♥

Leave a Reply

