Na arena…

As vezes fico imaginando como será o mundo no futuro, se será algo bonito, ou algo cruel. Aposto minhas fichas, que será uma mescla dos dois. Um mundo, que sobreviveu a muitas coisas, em mutação. A escritora americana Suzanne Collins mostrou uma perspectiva, um tanto avassaladora, terrível, e temível. Esse é o cenário de Hunger Games (Jogos Vorazes). A triologia que está para se tornar filme, com lançamento previsto para 2013 segundo o site do IMdB, com o roteiro da própria escritora (que é roteirista). A triologia no Brasil está sendo publicada pela editora Rocco.

Reze para não ser chamado para a arena.

HUNGER GAMES #01 – Hunger Games

Um mundo pós-apocaliptico, sobrevivente de catástrofes naturais. Um país que antes se chamava Estados Unidos, hoje conhecido como Panem. Diversos estados, milhares de cidades, reduzidos a 13 Distritos. Porém um dos Distritos, foi exterminado por tentar começar uma revolução. Mas, existe um jogo que acontece todo ano que lembra a todos quem comanda.

Jogos Vorazes.

Os participantes deste jogo são selecionados nas chamadas colheitas, todos os os jovens entre 12 a 18 anos fazem suas inscrições. Inscrições que para os distritos mais afastados e pobres, significam sustento. Sustento, comida. Depois de selecionados os participantes vão para a Capital, onde acontecem os jogos. Tudo é registrado e passa na tv, como meio entretenimento para toda a Panem. Menos para os participantes.

O Jogo significa, lute por sua vida. Afinal somente um pode sair vivo, o vitorioso, o melhor. Um a um, caindo até que sobre o mais forte.

Let the games begin.

Katniss Everdeen, luta pela dela desde que seu pai morreu em uma explosão na mina. Katniss é uma moradora da Costura, a parte mais simples do Distrito 12. Katniss tem 16 anos, mas provem a comida para sua casa, pode-se até mesmo dizer que é a rocha da familia.

Katniss sempre foi uma lutadora, mesmo pequena, até a fatidica noite. Sem entrar em milhoes de detalhes hoho Naquela noite,  passava fome e frio, foi ajudada pelo filho do padeiro que aparentemente queimou dois pães de proposito para dar para ela. Esta noite marcou sua vida, além de salva-la.

Com o tempo Katniss começou a se aventurar na floresta para caçar, como seu pai fazia. Só que um dia leva um susto quando ve mais alguém fazendo isso, apenas dois anos mais velho que ela. Gale. Ambos acabaram formando uma parceria, e se ajudando, a caçar, colher frutas e verduras disponiveis. Além de dividir o lugar que obtinham por suas caças no Prego mercado ”negro”. Com o tempo Katnip quando Katniss se apresentou para o Gale, estava tão assustada que falou tão rápido seu nome que ele entendeu Katnip e Gale, se tornam melhores amigos e confidentes só confidentes!.

Parecia impossivel, mas o que aconteceu, foi que enquanto Katniss tinha algumas inscrições, Prim, sua irmã de 12 anos, tinha somente uma. Sendo logo este o sortado. Quando Katniss, viu sua irmã indo em direção ao palco, com uma expressão assustada.  Katniss reage, e se voluntaria a ir no lugar dela. E as surpresas não acabam por ai, pois quem vai ser o garoto que irá ser seu rival, será ninguém menos que o filho do padeiro. chora Peeta Melark. O garoto que salvou a vida dela. E o que era complicado acaba de ficar ainda mais.

A repercussão de Katniss ter trocado de lugar com sua irmã, foi enorme, fazendo até mesmo com que o Distrito 12 recebesse mais atenção que o normal no momento da abertura dos jogos. Sem contar com a roupa que os estilistas contratados desenharam.

A realidade da Capital é outra, prédio lindos, energia eletrica o tempo todo. Tudo diferente da realidade do Distrito 12. Katniss e Peeta ficam, maravilhados e assustados.

Voltando A abertura dos jogos, é espetacular, um show. E cada um dos participantes é entrevistado. essa é uma das partes mais folfas do livro Primeiro Katniss é entrevistada, sendo questionada sobre sua irmã, entre outras coisas. Quando Peeta é entrevistado, se tem uma revelação bombastica linda, fofa, apaixonada, tudo. chora .

Depois dessa declaração de amor, Katniss fica sem ação. E muitas coisas irão acontecer por causa dela.

Stay alive.

Dentro da arena no inicio existem parcerias, mas depois é cada um por si. Tudo começa e termina na Cornucópia.

Mas Katniss está sozinha no inicio, dormindo no alto das arvores, e evitando ao máximo um confronto direto. Os dias vão passando e rostos aparecendo na noite, declarando os mortos. Em momentos que as coisas estão calmas demais, os organizadores criam incendios, diluvios, cheias, frio, calor, ou qualquer coisa que seja necessária para que manter a audiencia e agradar os espectadores. Além claro dos patrocinadores.

Fome, desidratação, dor, agonia, medo, coragem, força, paixão, desespero, crueldade.

Os organizadores conseguem o que querem, usando de suas artimanhas. Mas, a sagacidade de alguns participantes é maior, os tornando vitoriosos, mas colocando suas vidas em outro jogo. Um jogo de poder.

Palavras não descrevem o que o livro passa. É como ser um dos espectadores, assistindo os jogos, torcendo em agonia.

O livro é extremamente detalhado, mas não a ponto de se tornar chato. O leitor mergulha nesse mundo que a Collins criou, tão real, tão único.

Li somente o primeiro, mas os outros dois já estão em minha estante aguardando por mim. Aproveitar minhas ‘férias’ e le-los.  Sem contar com a agonia aguardando o elenco oficial do filme. CHEGA LOGO 2013.

Segundo Livro.

 

Terceiro e útlimo livro.

 

Agradeço a @carolfelipe por me viciar nesta série.

That’s all folks.

xoxo

 

Mads.

About Mads

a bookaholic.

Posted on December 21, 2010, in bookland and tagged , , , , . Bookmark the permalink. 7 Comments.

  1. Ok. Eu tenho esse livro, há uns 4 meses e ainda não li hahahaha
    Eu preciiiiiiso ler Jogos Vorazes! OMG! #promessa

  2. OMG!! Suspiraaaaaa.. Peetaaaa

  3. Ahhhhhhhhhh…que lindoooo!! Brigada!!

    Eu amoooooooooooooo essa série…sem comentários!! Corre ler os outros livros…vc não vai se arrepender, mas com certeza vai chorar litros!! Eu preciso que meus livros cheguem logo….quero tê-los em mãos tbm p poder reler!!

    A resenha ficou mara, Mands!!

    Bjoooooooo

    S2

  4. Oh!
    Amey a resenha Maddie! Eu estou a algum tempo querendo ler esses livro mas sempre que vou a livraria me apaixono por outro =)
    Mas colocar ele na minha lista de natal!!!

    xoxo

  5. PEEEEEEEEEEETA❤

  1. Pingback: Balancete « pink sheep land

  2. Pingback: i <3 cover #2 « pink sheep land

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: