Makin’ her movie…

Hoje é quarta feira, dia de Top Wanted, mas, eu não aguentava mais esperar para postar a entrevista com a Paula Pimenta. Ela está no Top Wanted da semana passada, com os dois livros, Fazendo meu filme 1 e 2.

Agora é minha vez de fazer o filme, dela. Ela é um amor, extremamente atenciosa e fofa. Espero ter a oportunidade de conhece-la pessoalmente na Bienal do livro de São Paulo.

Como falei para a Paula, estava insegura em relação às perguntas, mas a entrevista ficou ótima! Ela até contou um pouco sobre FMF3.

Então, com vocês, Paula Pimenta.

#1 – Eu sei que para você vai ser uma pergunta repetida, mas, da onde surgiu a vontade de escrever?

Sempre gostei que minha mãe lesse para mim e eu mal tinha aprendido a escrever e já saí fazendo poemas para a família inteira! No colégio eu tirava notas boas nas redações e aos poucos a brincadeira foi ficando séria. Fiz vestibular pra Jornalismo, estudei até o quarto período, mas percebi que o “estilo jornalístico” estava me travando, eu queria poder me expressar livremente, dar opiniões, ser criativa… Foi quando eu descobri que era aquilo que eu queria, me colocar dentro da história, opinar, criar. E, por isso, acabei transferindo de curso, para poder ser mais criativa. Me formei em Publicidade e Propaganda. Mas foi com “Fazendo meu filme” que eu realmente descobri que o que eu mais gosto de escrever são romances.

#2 – Como surgiu a Fani?

Em outubro de 2004, exatamente na noite do início de ‘horário de verão’, eu estava no computador e de repente comecei a escrever sobre duas amigas que saíam, mas que tinham que voltar no horário imposto pelo pai de uma delas. Com o adiantar do relógio, elas acabavam perdendo uma hora. Quando comecei a escrever, eu nem tinha idéia do que viria, só mais tarde é que pensei no tema principal do livro, que é o dilema da Fani entre largar o grande amor para fazer intercâmbio ou deixar de viajar para ficar com ele. As características dela, como a paixão por cinema, surgiram um pouco depois também.

#3 – Qual foi a maior dificuldade que teve no momento da escrita?

Em “Fazendo meu filme 1”, a dificuldade foi ir até o final. Eu comecei a escrever meio de brincadeira, então várias vezes eu me perguntava o sentido de estar escrevendo aquilo, eu achava que não ia conseguir publicar, que ninguém iria querer ler… Mas depois da metade, o livro tomou forma e aí ficou mais fácil, eu fiquei apegada ao livro e resolvi que iria publicá-lo mesmo que fosse de forma independente, mesmo que ninguém quisesse ler… Já em “Fazendo meu filme 2”, a dificuldade maior foi a pressão interna e externa para escrever um livro à altura do primeiro. Eu tive muito medo de que os leitores do primeiro livro se decepcionassem, então no começo fiquei meio travada…  Esse temor se mostrou infundado porque eu percebo, pelos comentários que recebo, que a maioria das pessoas gosta ainda mais do segundo do que do primeiro…

#4 – Hoje no Brasil, qual a maior dificuldade que se tem para os escritores?

A maior dificuldade é o preconceito que as editoras e os leitores têm com autores nacionais. Nas editoras isso acontece porque é mais seguro simplesmente comprar os direitos de um livro que já tenha sido sucesso no exterior e traduzir, do que publicar um livro de um autor desconhecido, que ainda não seja garantia de vendas. Isso acontece também com os leitores. Infelizmente, no Brasil, a gente tem uma mentalidade de que “o que é importado é melhor”. Então são poucas as pessoas que dão chance a autores nacionais. Assim como as editoras, elas acham que é mais garantido um livro estrangeiro ser bom do que um brasileiro. Está na hora da gente mudar isso.

#5 – Autores preferidos:

Meg Cabot, Martha Medeiros, Nick Bantock, Lisa Jewell, entre vários outros…

#6 – Trilha sonora da Paula Pimenta:

Eu também sou compositora, então acabo fazendo a própria trilha sonora da minha vida… Mas as minhas bandas preferidas são No Voice, McFly e Cranberries e também adoro a Marisa Monte.

#7 – O que seus leitores podem esperar do FMF 3?

A Fani vai ter que amadurecer ainda mais, passar pela experiência do vestibular, vai ter que readaptar à antiga vida, passar por alguns conflitos familiares, vai ter que aprender a conviver com o Leo de uma forma diferente e vai ter que viver situações inteiramente novas por causa disso. Alguns personagens que apareceram no livro 2 irão continuar no 3, em maior ou menor grau, como o Christian e a Ana Elisa.

#8 – Será o último livro da saga da fofíssima Fani?

Ainda não sei, mas estou prestes a descobrir. Vai depender do desenrolar do livro 3, que ainda estou escrevendo.

#9 – Se sua vida fosse um livro, qual seria?

Eu gostaria que fosse “O Diário da Princesa” (eu queria muito ser uma princesa), mas acho que minha vida está bem mais pra “Fazendo meu filme”, tudo que acontece por aqui é bem possível de acontecer com qualquer pessoa.

#10 – Em resumo, quem é Paula Pimenta?

Transcrevo aqui a orelha dos livros 1 e 2, pois sou realmente assim:

Paula Pimenta é uma menina que já passou da infância, mas ainda se sente assim. Menina. Talvez por ela gostar tanto de chocolate, animais, músicas infantis e tudo o mais que faz com que as pessoas pensem que ela está sempre no mundo da lua… Ela vive lá mesmo. Em uma dimensão paralela feita de sonhos e doce de leite, onde nenhum mal tem permissão para entrar. A Paula é publicitária não praticante; professora de música, por necessidade; cantora, compositora e escritora por vontade. Mas não tem a menor ideia de onde vai estar daqui a 10 anos (ela espera que seja dando a volta ao mundo dentro de um balão)…

Para saber mais, visitem meu site: http://www.paulapimenta.com

Twitter da Paula.

Paula, muito muito muuuuito obrigado pela sua atenção.

Just enjoy the show.

xoxo

Mads.

About Mads

a bookaholic.

Posted on June 16, 2010, in bookland. Bookmark the permalink. 1 Comment.

  1. Adorei a entrevista, principalmente saber mais sobre FMF3, já que sou fã de FMF e da Paula Pimenta *__________________*

Leave a Reply

